Pular para o conteúdo principal

Perguntas frequentes

As respostas para as nossas perguntas frequentes estão distribuídas de acordo com o tipo de tratamento.

Clínica Geral

Como higienizar os dentes corretamente?

O ideal é que você escove os dentes depois de cada refeição. Para escovar corretamente, segure a escova em um ângulo de 45º em relação aos dentes e faça movimentos circulares que devem abranger da gengiva ao topo de cada dente. Na região interna, faça movimentos de vai e vem passando por toda a arcada dentária. 

Ao menos uma vez ao dia, de preferência à noite, passe o fio dental: enrole o fio em seu dedo indicador em uma mão e, na outra enrole o dedo médio. Assim, você terá mais firmeza. Passe o fio em todos os dentes, pegando desde sua junção com a gengiva até embaixo.

Eu não passo o fio dental porque sangra, o que fazer?

Na verdade, o sangramento ocorre pelo uso incorreto do fio dental e uma higienização inadequada. Se está sangrando é porque há inflamação gengival e será necessária uma limpeza e orientação profissional.

Por que preciso fazer o uso do fio dental todos os dias?

O fio dental é um item que costuma muitas vezes ser esquecido. Mas sim, é preciso que ele seja usado todos os dias! Ele remove a placa bacteriana nos locais onde a escova não consegue alcançar, e por isso previne contra diversos problemas bucais.

Endodontia

Toda dor de dente significa que devo fazer um tratamento de canal?

Não. A pulpite (inflamação da polpa) pode ter diversas causas. Os sintomas que indicam tratamento de canal são: dor de dente muito forte que dura muitas horas, muita sensibilidade, uma dor latejante no dente em questão e que irradia para os outros dentes e sensibilidade ao mastigar. 

É verdade que um problema dental pode provocar doenças cardíacas?

Sim, se a cárie se aproximar da polpa do dente, por onde passa a corrente sanguínea, as bactérias podem alcançar o sangue e circular pelo organismo, atingindo diferentes regiões, inclusive o coração.

Estética

Quanto tempo dura o Botox?

Em geral, a duração da toxina botulínica varia entre 4 a 6 meses. Depois desse período começa a perder a eficácia, sendo necessária uma nova aplicação de manutenção.

Dentista pode fazer harmonização facial?

Os cirurgiões-dentistas são autorizados para utilizar a toxina botulínica e ácido hialurônico para fins estéticos e terapêuticos funcionais. A harmonização facial é reconhecida como uma especialidade da odontologia.

O que é lente de contato e faceta de porcelana?

Feito de um material muito resistente, a lente de contato é um procedimento estético em que se cobre apenas a frente do dente (chamada face vestibular) sem realizar desgastes, preservando o dente.

A faceta é uma peça fina de porcelana e tem a mesma finalidade da lente dental, porém, essa técnica exige o desgaste da face da frente do dente.

O clareamento dental enfraquece os dentes?

O clareamento dental pode deixar os dentes mais sensíveis por um tempo, mas não enfraquecidos. O ideal é conversar com o dentista e deixar a boca totalmente saudável para o clareamento.

O uso de água oxigenada e bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes?

São contraindicadas, segundo diversos estudos. Essa combinação provoca lesão e retração na gengiva, desgaste do esmalte, sensibilidade e, em casos mais graves, inflamação.

Pastas com branqueadores são eficazes?

Elas são ricas em substâncias abrasivas (como sílica e bicarbonato). Para eliminar manchas, esses cremes dentais desgastam o esmalte, o que pode acarretar retrações da gengiva e maior sensibilidade.

Implantodontia

Dá para pôr o implante e o dente no mesmo dia?

Sim, esse procedimento, chamado carga imediata, está indicado em alguns casos na odontologia, permitindo a instalação do implante e, em seguida, a colocação da coroa ou prótese fixa sobre o implante.

Depois de colocar implante não precisa mais escovar os dentes?

Precisa. Seja um implante unitário ou uma prótese fixa sobre implante é necessário fazer a higienização de acordo com as orientações do profissional.

Implante dói?

A cirurgia não é dolorosa, pois o paciente estará anestesiado. No período de recuperação, remédios contra dor e inflamações serão indicados para reduzir qualquer desconforto e prevenir infecções.

O que são implantes dentários?

Os implantes são pequenos pinos de metal (Ti – titânio) que, quando colocados nos ossos maxilares com dentes montados pelo dentista, irão substituir os dentes ausentes.

Ortodontia

Todos precisam tirar o dente do siso?

Não. O dente do siso, chamado pelos profissionais de terceiro molar, deve ser retirado em alguns casos. O dentista vai observar se há problemas com o nascimento desse dente na posição errada, se há espaço na boca do paciente para manter esses dentes, se há cáries, entre outros aspectos clínicos que podem exigir a extração do dente.

Todo tratamento ortodôntico é demorado?

Nem todos. Isso depende do tipo de má oclusão que o paciente apresenta. Além disso, podemos utilizar o aparelho autoligado que oferece uma rápida movimentação, tornando o tratamento mais rápido.

É verdade que existe aparelho invisível?

Sim, na verdade o aparelho invisível é um método de tratamento que permite, através de discretos e confortáveis dispositivos (plaquinhas rígidas), a movimentação dentária sem o uso do tradicional braquete ou aparelho fixo.

A faceta substitui o aparelho?

Não. A faceta está indicada para correções estéticas pequenas. Se o apinhamento dental for severo, não será indicado o procedimento.

Se tiver que usar aparelho, o modelo metálico é a única escolha?

Não. A tecnologia avançou muito e hoje é possível escolher um modelo de aparelho compatível com suas necessidades e com seu bolso. Além do aparelho metálico, que costuma ser o mais em conta, há o aparelho estético, que tem os braquetes de cor semelhante aos dentes, ficando um pouco mais discreto. 

Prótese dentária

Com quanto tempo devo trocar minhas próteses dentárias?

Em média, a prótese dentária deve ser trocada a cada 5 anos, mas este prazo pode variar bastante conforme os cuidados e hábitos do paciente.