Pular para o conteúdo principal
Limpeza

Gengivite, o que é?

Conheça as possíveis causas e tratamentos para a gengivite

Criado em: 08/12/2020 às 16:10 - Atualizado em: 16/09/2021 às 10:28

Gengivite é o termo médico para inflamações da gengiva. Quando o osso e os tecidos responsáveis pela fixação dos dentes não forem danificados, os sintomas mais comuns são inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes e sangramento espontâneo, durante a escovação ou ao uso do fio dental.

 

A falta de vitamina C pode promover a gengivite:

 

Uma má condição dos tecidos das gengivas pode ser ocasionada por muito motivos, um deles é a má-nutrição. A Falta de VITAMINA C pode provocar sangramento das gengivas, que pode originar a gengivite quando não tratada.

 

Como tratar a gengivite?

 

Os episódios iniciais de gengivite podem regredir desde que a escovação siga uma técnica bem orientada e o uso do fio dental seja constante. Nos outros casos, o tratamento visa ao controle da infecção e à remoção do tártaro, ou seja, da placa bacteriana endurecida que separa a gengiva dos dentes.

 

Remédio:

 

Além da higienização bucal adequada o uso de Antisséptico Tópico, destrói ou impede o crescimento de micro-organismos na pele que podem causar infecção. É sempre necessário consultar um médico para receber orientação.

 

Gengivite em bebê/crianças:

 

As crianças são mais suscetíveis a contrair a gengivite por conta da alimentação mais açucarada, pelos dentinhos que estão nascendo e pela má higiene bucal.

 

Como tratar?

 

Esse quadro pode ser facilmente resolvido se seguida as recomendações do profissional: melhorar a higiene bucal do seu filho, lembrando que a higiene bucal também envolve passar fio dental, usar enxaguantes bucais e ainda fazer a escovação antes de dormir e 30 minutos após as refeições. Mas, uma orientação obrigatória é consultar uma odontopediatra.