Pular para o conteúdo principal
Bem-estar

Dor de dente, como reconhecer a dor?

Conheça os motivos e possíveis tratamentos

Criado em: 08/12/2020 às 16:09 - Atualizado em: 15/01/2021 às 17:28

Mulher sentindo dores de cabeça

Ela pode começar leve, se manifestar aos poucos e se tornar aguda. Quando persiste no tempo, a dor é crônica e, nesse caso, geralmente está relacionada ao contato anormal das arcadas superiores e inferiores dos dentes (má oclusão). Pode acontecer também de ela ser contínua ou intermitente (aparecer e ir embora).
 

Por que isso acontece?

 

As causas comuns da dor de dente em adultos e crianças são consequência das doenças mais prevalentes: a cárie dentária e as doenças periodontais, que afetam as estruturas de sustentação do dente. Exemplo: Gengivite e a periodontite.
 

Como é o tratamento?

 

O tratamento dependerá da causa da dor identificada pelo profissional.

Nas hipóteses de cárie ou problemas com a obturação, o tratamento é a restauração do dente. Se houver exposição da raiz, a aplicação de flúor, o recobrimento local ou enxerto de gengiva são as possíveis soluções.
Nas situações em que há maior comprometimento da polpa do dente, a única solução é o tratamento endodôntico, ou seja, o de canal.

 

Como aliviar a dor?

 

Analgésicos e anti-inflamatórios ajudarão no controle de dor enquanto os procedimentos não forem realizados, mas sempre a partir da recomendação e supervisão de um profissional.

 

Dor de dente na gravidez:

 

A origem da dor de dente da gestante pode ser devido a um problema periodontal. Nesse período ocorrem diversas alterações fisiológicas, os hormônios ficam descontrolados, a vascularização aumenta e a imunidade diminui. O fator psicológico da também pode ser afetado.

 

Como é o tratamento para gestantes?

 

A gestante pode realizar qualquer tratamento odontológico. Entretanto, o recomendado é dar prioridade aos procedimentos de urgência, e que os demais fiquem para depois da gestação.

Nesses casos, também podem ser utilizados anestésicos especiais para gestantes, o que minimiza riscos durante os procedimentos.

 

Existe algum risco na gravidez?

 

O certo é evitar o tratamento e praticar a prevenção. Por isso, procure seu dentista para prevenir problemas graves e atualizar os cuidados de higiene oral.

Problemas periodontais podem trazer risco ao feto, como parto prematuro e baixo peso ao nascimento, portanto todo cuidado deve ser tomado.

 

Dor de dente – o que é CANAL?

 

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte inteira. Uma vez que a poupa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.

 

Casos mais comuns de canal:

 

  • Dente quebrado

  • Cárie profunda

  • Dano ao dente, como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo

 

Como é tratado o canal?

 

O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao consultório, dependendo do caso. São elas:

  • Primeiramente, é feita uma abertura na parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.
  • Em seguida a polpa infeccionada é removida, o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento.
  • Na etapa final, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.

 

Qual a durabilidade de um canal?

 

Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames dentários regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros.