Pular para o conteúdo principal
Estética

Clareamento dental, o que é?

Conheça as técnicas utilizadas e as possíveis consequências

Criado em: 08/12/2020 às 16:29 - Atualizado em: 11/05/2021 às 10:58

Imagem da boca de uma mulher com parte dos dentes clareados

É a técnica que utiliza agentes clareadores para recuperar a cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de diferentes fatores. Promove também o clareamento dos dentes originalmente mais escurecidos.

 

Tipos de clareamento:

 

  • Clareamento Caseiro: a maior parte do tratamento é realizada pelo próprio paciente, o qual utiliza o agente químico dentro de uma moldeira adaptável aos dentes. Estes materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista, que irá supervisionar o tratamento através de visitas periódicas do paciente ao consultório.
  • Clareamento no Consultório: o dentista irá aplicar sobre os dentes um agente químico oxidante bem mais potente. Durante a aplicação, a gengiva, os lábios e bochechas são protegidos de forma que o clareador não provoque queimaduras. Sobre o clareador é aplicada uma fonte de energia ativadora que pode ser luz halógena ou determinados tipos de laser que intensificarão o clareamento. Dessa forma, o clareamento é realizado em apenas uma sessão.


Cuidados ANTES do clareamento:

 

É preciso manter uma boa higiene bucal, este cuidado é importante especialmente antes de iniciar cada sessão, pois assim o dente estará livre de placa bacteriana e restos de alimentos, facilitando a ação produto. Existem algumas contraindicações e certo cuidados que devem ser tomados antes de iniciar o tratamento. Portando, o primeiro passo para quem deseja clarear os dentes é procurar um profissional.

 

Cuidados DEPOIS do clareamento:
 

Logo após realizar cada sessão, deve-se evitar por um determinado período, os alimentos muito pigmentados. Esse tempo de restrição é designado pelo cirurgião-dentista e varia conforme a técnica utilizada, mas para o clareamento caseiro, em média, é aproximadamente 2 horas.

A durabilidade do resultado final depende dos hábitos e da dieta do paciente. Em que é fumante e ou/ consome bebida e alimentos altamente pigmentados, o efeito é menos duradouro.

 

Como deixar os dentes mais brancos?

 

A maneira mais simples e eficaz de manter os dentes brancos é a praticar uma boa higiene bucal. Isso significa escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e sempre após a ingestão de alimentos ou bebidas açucaradas.

Evite comprar produtos do comércio on-line que prometem soluções mágicas, muitos desses produtos podem trazer prejuízos para o esmalte dentário.


Lembre-se de consultar um cirurgião-dentista, é sempre a melhor das decisões.